Campanha Setembro Amarelo levará palestras de conscientização a escolas da rede estadual e municipal em Alto Araguaia

Por Thays Aguiar (Estagiária) / Assecom/AIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do município de Alto Araguaia (415 km de Cuiabá), por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), iniciou nesta terça-feira (18) ações de conscientização e prevenção ao suicídio por meio da Campanha Setembro Amarelo com o tema ‘Falar é a Melhor Solução’. As ações na cidade serão por meio de apresentações teatrais junto a rede pública de ensino envolvendo as escolas municipais e estaduais.

A abertura da campanha aconteceu na Escola Estadual Plena Carlos Hugueney com a participação de 70 alunos do ensino médio do 1° ao 3ª ano. A equipe do NASF preparou uma peça teatral objetivando conscientização dos adolescentes e trabalhar o assunto de uma maneira lúdica.

“Nosso objetivo é levar aos adolescentes a conscientização e que existe uma alternativa para suas aflições e depressões sem precisar pensar no suicídio. Nosso intuito é alertar e ficar à disposição para amparo”, disse a assistente social do NASF, Neusa Maria Alves.

Para a aluna do 1° ano do ensino médio, Kamilly David de Oliveira, 15, a campanha na escola é importante para levar informação. “Hoje o aluno está em sala de aula rindo e se comunicando normalmente, mas quando chega em casa vem o vazio, sintomas de depressão e a dificuldade que tem de falar complica a descoberta do problema. Então se tratarmos cada dia mais sobre esse assunto na escola iremos nos sentir mais amparados”, ressalta.

A CAMPANHA

O mês de setembro será marcado por diversas atividades alusivas à campanha Setembro Amarelo. As ações serão coordenas pelo NASF. Até o final do mês estão previstas apresentações teatrais nas escolas da rede pública de ensino.

Conforme cronograma serão atendidas as escolas José Inácio Fraga que recebeu a campanha na manhã desta quarta-feira (19). Nesta quinta-feira será a vez da Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck com palestra às 09h30. O Dia D da campanha será dia 21 na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) às 08h, conjuntamente com o Encontro da Saúde. Na próxima segunda-feira (24), às 08h, será a vez da Escola Estadual Maria Auxiliadora. No dia seguinte, às 08h, Escola Estadual Maria Auxiliadora. Já no dia 26, às 15h, a unidade abarcada pela campanha será a Escola Estadual Arlinda Pessoa Morbeck. No dia 27 será realizada uma caminhada na Avenida Carlos Hugueney.